terça-feira, 25 de outubro de 2016

Churrasqueira - o que você precisa saber para o melhor churrasco

Existem uma infinidade de modelos de churrasqueiras, das simples até as profissionais. E a diferença de preços entre elas também é enorme. É claro que usar uma churrasqueira adequada dará mais qualidade ao seu churrasco mas nada impede que você consiga fazer um muito bom com uma mais simples.

A churrasqueira tem sua importância, é claro, mas saber utilizá-la corretamente é ainda mais importante. Daremos uma visão geral das churrasqueiras existentes e, como a grande maioria é a carvão, forneceremos algumas dicas específicas de como utilizá-la corretamente. Para isso usaremos os ensinamentos do saudoso Marcos Bassi.

Tipos de churrasqueiras existentes

Churrasqueira a carvão

São as mais tradicionais e a grande maioria é desse tipo. Apresentam as seguintes vantagens:
  • o carvão custa barato;
  • muitas pessoas dizem que a fumaça do carvão deixa mais gostosa a carne ao defumá-la;
  • são vendidas em enorme variedade de modelos e ainda podem ser construídas com materiais relativamente simples e baratos (tijolos, tijolos refratários e cimento);
Em compensação têm algumas desvantagens:
  • para quem não tem prática, pode ser difícil de acender;
  • produz fumaça e poeira de carvão
Alguns modelos podem tem uma tampa e passam a ser conhecidas como churrasqueira a bafo. Isso é uma ideia errada pois tanto a elétrica quanto a gás também podem ter tampa e funcionaram à bafo.

Imagem de churrasqueira a carvão muito simples
As churrasqueiras a carvão podem ser de alvenaria ou de metal 
Imagem de churrasqueira feita de alvenaria
Churrasqueira a carvão feita de alvenaria

Churrasqueira elétrica

É o tipo de churrasqueira quem vem ganhando espaço nas cidades devido ao problema do cheiro que o carvão acarreta. Apresenta as seguintes vantagens:
  • boa para usar dentro de casa - salvo se o calor também for um problema;
  • não tem dificuldade para ligar ("acender")
  • não gera o cheiro e a sujeira do carvão;
  • alguns modelos permitem regular a temperatura
Como desvantagem podemos citar:
  • a energia custa mais caro do que o carvão para churrasquear a mesma quantidade de carne;
Imagem de churrasqueira elétrica
Churrasqueira elétrica simples e barata encontrada facilmente no comércio

Churrasqueira a gás

Modelo de churrasqueira menos comum no Brasil mas que deve aumentar de número devido a vida nas cidades. Apresenta as seguintes vantagens:
  • acende e aquece mais rápido do que à carvão e elétrica;
  • ecologicamente é a mais correta.
A maior desvantagem desse modelo de churrasqueira é que muitos apontam que ela não grelha e nem assa e sim cozinha a carne.
Imagem de churrasqueira a gás
Modelo bem simples e portátil de churrasqueira agás

Dicas para utilização da churrasqueira a carvão

Como esse é o tipo de churrasqueira mais comum no Brasil, daremos dicas para sua utilização. Também é possível utilizar essas dicas, adaptando-as, para as churrasqueiras elétricas e a gás

Grelhar ou assar - onde colocar a carne

Se você quer grelhar a carne, deve colocá-la a 15 centímetros do braseiro. Já se vai assar, se for um pedaço pequeno, deve ser colocado a 40 centímetros e se for grade (como uma costela, por exemplo), a 60 centímetros do braseiro.

Mas essas distâncias valem somente se a temperatura do braseiro estiver correta - a nossa próxima dica.

Temperatura correta do braseiro da churrasqueira

Não é preciso usar um termômetro para acertar. Basta colocar sua mão a 15 centímetros do braseiro e contar os segundos que consegue suportar: o ideal são cinco segundos. Se suportar mais do que cinco segundos provavelmente irá cozinhar a carne e se for menos, corre o risco de queimá-la.

Você deve fazer essa medição após adicionar as cinzas do churrasco anterior em cima do braseiro.


Para evitar labaredas, use as cinzas do churrasco anterior

É comum irmos a churrascos onde o churrasqueiro está sempre jogando água em cima do braseiro para evitar as labaredas que surgem quando a gordura da carne pinga. Isso não é bom pois ao jogar água sempre sobre um pouco de fuligem e sujeira para a carne.

A forma correta de evitar as labaredas é aproveitar as cinzas do churrasco anterior e jogá-las sobre o braseiro. Assim, quando a gordura pingar da carne, não surgirão labaredas que podem chamuscar a carne.

Para tirar a umidade do carvão coloque-o ao lado do braseiro

Sabemos a dificuldade que existe para o carvão úmido pegar fogo. Uma dica para facilitar é fazer o braseiro e ao lado dele, mas sem contato, colocar o carvão que irá ser acrescentado no futuro ao braseiro. O calor do braseiro irá tirar a umidade dele


O Ponto da carne

Parece incrível mas o ponto da carne é dado pela sua mão. Você deve comparar a maciez da carne com a maciez da mão para ter o ponto correto. Veja no vídeo abaixo como fazer isso, além de várias outras dicas de como usar corretamente a churrasqueira.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário